terça-feira, 7 de setembro de 2010

** PERDÃO **

Perdão, duro rito da remoção do estorvo” – Vera Americano.


Estou lendo um livro da Martha Medeiros. Dentre suas crônicas há uma intitulada: “Quando o corpo fala”. Não se trata de tentar decifrar coisas não-verbais, mas sim sobre doenças que temos que são criadas por nós (a autora faz referências sobre um livro de auto-ajuda: “Como Curar sua vida – de Louise L. Hay”).

Bom, tentando chegar onde quero... essa tal de Louise diz que quando estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar, pois todas as doenças têm origem num estado de não-perdão. Um exagero...
Na psicologia vemos isso como uma somatização – quando uma dor psíquica pode se manifestar fisicamente. O que, muitas vezes acontece sim.
E acredito estar acontecendo comigo. Há algumas semanas, escutei uma amiga falar que estou “fechada para o mundo”....doeu! E quando li a crônica tudo se encaixou. PERDÃO - eita palavrinha complicada na minha vida.

Tenho guardado alguns ressentimentos...... mesmo sabendo que a raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, e que a mágoa envenena o coração, rsrsrs. Todos nós um dia vamos precisar perdoar ou ser perdoado. Falar é bem fácil, mas sentir e colocar em prática é que complica. Não adianta você colocar um sorriso amarelo na cara e dizer simplesmente que está tudo certo, quando você sente que não está. O perdão não vem do cérebro ou da boca. Não é ato ou silêncio. Ele vem do coração.

Então preciso tomar uma decisão: perdoar ou ter uma úlcera!!!

Porque perdão é algo que se conquista. Aos poucos e para sempre.

Espero conseguir!!